sábado, 9 de julho de 2011

II Festival Internacional de Musica de Campina Grande


          Nesses três ultimos dias presenciei a mágica do II Festival Internacional de Campina Grande. Foram seis dias de grandes espetáculos e concerto magníficos que nos faziam viajar a outro universo conhecendo as dimensões que tais façanhas podem atingir. Não estive presente nos três primeiros dias, mas nos três maravilhosos últimos dias meus ouvidos fartaram-se de boa música vendo a perfeição de cada melodia e observando o amor com que os instrumentistas convidados interpretaram cada uma delas. São dias que me recuso a esquecer.
          Tive o privilégio de estar presente em ensaios e aulas dos professores americanos de violino Katie Kresek, violinista e violista, e Netanel Draiblate, violinista, que acolheram de forma super carinhosa cada aluno com quem trabalhavam. Ambos destacaram-se durante todo o festival pela perfeição musical e também pela suas expressões contagiantes refletidas em músicas como "Terzetto, Op. 74 (Antonin Dvorak)". Mas também nessa peça a violista latino-americana, Adriana Linares, deu um show de interpretação e mostrou o porque de sua presença no Festival, ressaltando que ela esteve no nosso primeiro Festival. Outra instrumentista que também chamou a atenção e além de ganhar o carinho do público foi Hye-Youn Park, pianista coreana, ela foi umas das mais aplaudidas no festival pela sua virtuosidade musical e interpretativa. Tibô Delor, contrabaixista, também pode sentir o calor dos aplausos e o carinho do público em sua apresentação na quinta-feira, onde foi acompanhado pelo pianistas José Henrique Martins me seu repertório. O que mais chamou atenção foi sua composição onde era acompanhada pelo poema de Fernando Pessoa no qual ele mesmo o recitava enquanto tocava, chamado "Farewell" (Tibô Delor, 1963). Parbenizo não só a eles, mas a todos os outros presentes, em especial ao compositor Eli-Eri Moura que nos deu a honra de tocar seu Réquiem em homenagem a Radegundis Feitosa já falecido.
           Não tenho palavras o suficiente para descrever esse grande momento. A convivencia com os professores e todos os aprendizados com certeza ficarão para toda a vida. Apenas algo me decepcionou no Festival, os espectadores e ouvintes. Sei que um vento desse porte, ainda que esteja em desenvolvimento, não é normal por essa região do Brasil, mas muitas coisas poderiam ser evitadas se muitos dos presentes não pensassem que algo tão extraordinário poderia ser comparado a uma festa de São João ou coisa do tipo. Espero que saibam se educar o suficiente culturalmente para participar, assim como todo o mundo (internacionalmente falando), do III Festival Internacional de Campina Grande.

Visitem o site oficial e confiram os melhores momentos: http://www.festival.musica.ufcg.edu.br/port/galeriaMenu.html

Obrigado e desculpem pela demora^^ !!

3 comentários:

  1. Realmente meu caro... o comportamento do público presente foi algo, digamos, vergonhoso.

    Espero que no ano que vem seja totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Já está no ar a página do III Festival Internacional de Música de Campina Grande. O evento acontecerá entre os dias 02 e 07 de julho de 2012. Visitem, www.fimcg.art.br.

    ResponderExcluir
  3. oh, seu imbecil, vai morar fora do país pra você vê como será tratado. Querido, se vc não sabe esse é um evento "PUBLICO", qualquer pessoa independente das condições financeiras ou cientificas pode participar. se determinadas pessoas não se comportaram como deveria, não é por que não TEMOS "um vento desse porte(isso foi o q vc escreveu, seu educado que precisa aprender a escrever o português [vc escrevendo assim é uma vergonha para o país])". Muitos dos que estavam lá já participaram de eventos internacionais, algo que duvido muito que vc tenha participado.
    se "todo o mundo (internacionalmente falando)" teve um comportamento mais educado que os BRASILEIROS não é por que são internacionais e sim por que muitos são formados, doutorados e estão em país estranho. Saiba que em seus países eles não são o que aparentam.
    Agora antes de escrever, volte para o fundamental(se é que vc terminou) e aprende o português por que teu texto é digno de vergonha nacional. Um brasileiro, "tão educado" mas que nem é capaz de se comunicar em sua língua corretamente, é digno de vergonha...

    ResponderExcluir