sábado, 9 de julho de 2011

II Festival Internacional de Musica de Campina Grande


          Nesses três ultimos dias presenciei a mágica do II Festival Internacional de Campina Grande. Foram seis dias de grandes espetáculos e concerto magníficos que nos faziam viajar a outro universo conhecendo as dimensões que tais façanhas podem atingir. Não estive presente nos três primeiros dias, mas nos três maravilhosos últimos dias meus ouvidos fartaram-se de boa música vendo a perfeição de cada melodia e observando o amor com que os instrumentistas convidados interpretaram cada uma delas. São dias que me recuso a esquecer.
          Tive o privilégio de estar presente em ensaios e aulas dos professores americanos de violino Katie Kresek, violinista e violista, e Netanel Draiblate, violinista, que acolheram de forma super carinhosa cada aluno com quem trabalhavam. Ambos destacaram-se durante todo o festival pela perfeição musical e também pela suas expressões contagiantes refletidas em músicas como "Terzetto, Op. 74 (Antonin Dvorak)". Mas também nessa peça a violista latino-americana, Adriana Linares, deu um show de interpretação e mostrou o porque de sua presença no Festival, ressaltando que ela esteve no nosso primeiro Festival. Outra instrumentista que também chamou a atenção e além de ganhar o carinho do público foi Hye-Youn Park, pianista coreana, ela foi umas das mais aplaudidas no festival pela sua virtuosidade musical e interpretativa. Tibô Delor, contrabaixista, também pode sentir o calor dos aplausos e o carinho do público em sua apresentação na quinta-feira, onde foi acompanhado pelo pianistas José Henrique Martins me seu repertório. O que mais chamou atenção foi sua composição onde era acompanhada pelo poema de Fernando Pessoa no qual ele mesmo o recitava enquanto tocava, chamado "Farewell" (Tibô Delor, 1963). Parbenizo não só a eles, mas a todos os outros presentes, em especial ao compositor Eli-Eri Moura que nos deu a honra de tocar seu Réquiem em homenagem a Radegundis Feitosa já falecido.
           Não tenho palavras o suficiente para descrever esse grande momento. A convivencia com os professores e todos os aprendizados com certeza ficarão para toda a vida. Apenas algo me decepcionou no Festival, os espectadores e ouvintes. Sei que um vento desse porte, ainda que esteja em desenvolvimento, não é normal por essa região do Brasil, mas muitas coisas poderiam ser evitadas se muitos dos presentes não pensassem que algo tão extraordinário poderia ser comparado a uma festa de São João ou coisa do tipo. Espero que saibam se educar o suficiente culturalmente para participar, assim como todo o mundo (internacionalmente falando), do III Festival Internacional de Campina Grande.

Visitem o site oficial e confiram os melhores momentos: http://www.festival.musica.ufcg.edu.br/port/galeriaMenu.html

Obrigado e desculpem pela demora^^ !!