segunda-feira, 11 de julho de 2011

Critérios a se considerar ao escolher seu VIOLINO!!

O Material:
Os materiais usados nas construções dos instrumentos musicais são um dos principais fatores dos quais implicaram no desenvolvimento acústico e na qualidade final dos instrumentos. Sabemos que os instrumentos foram projetados para que vibrem livres de tensões. As tensões causam distorções sonoras e diminuem consideravelmente o desempenho do instrumento. As tensões podem ser causadas por diversos fatores, como: verniz sem elasticidade; ângulo errado do braço; altura errada do cavalete; alma mal ajustada; deformações da madeira ou das peças; etc... As deformações aparecem normalmente em instrumentos mal construídos ou que tenham sido construídos com madeiras novas, estas deformações são causadas devido a secagem ou envelhecimento natural da madeira (encolhimento da madeira), é por isto que os melhores instrumentos são construídos com madeiras antigas ou que tenham passado por um processo rigoroso de tempera (processo lento de secagem e assentamento das moléculas da madeira).


O Bom Instrumento:
O bom instrumento é aquele que produz um som constante, limpo, equilibrado, com grande potência e fácil de ser executado. Nem sempre é tão belo, perfeito ou seu valor é alto, mas é totalmente funcional, tanto para estudantes quanto para profissionais.


O Timbre:

Este é sem dúvida o aspecto do instrumento mais subjetivo de todos, o Timbre se refere a qualidade da voz do instrumento, para classificar o timbre do instrumento usamos diversas expressões como: doce, seco, ardido, escuro, claro, morno, frio, quente, etc... Estas expressões podem variar dependendo da cultura e de cada região.
Não existe um padrão de expressões para classificar o Timbre, em alguns lugares o timbre é comparado até mesmo com sensações.

Despois eu postarei mais dicas.. achei um site ótimo sobre isso e dividirei isso com vcs!!