sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como tirar o "grosso" do breu do Violino!!

          Bem... eu odeio admitir que eu estava errado, mas estava quando disse que não poderia usar nenhum produtor no violino!! Mas eu também estava certo, irei explicar porque!!
          Descobri a pouco tempo que pode-se usar cera de carro para tirara o grosso do breu que fica no centro do violino. Quando utilizamos muito o violino, mesmo limpando após o uso, logo depois de um certo tempo o breu se acumula e começa a dar um tom esbranquiçado na madeira que antes era super brilhante.
          O uso da cera no violino leva o mesmo processo que a aplicação no carro, mas não pegue um pano qualquer para tirar a cera, para tirar bem o grosso é recomendado o uso de "trapo", acho que você sabe o que é isso (ou não), mas nesse caso, trapo são restos de panos que servem inclusive para tirar a cera do carro!! O material não é tão difícil de achar, simplesmente vá a mala de ferramentas do seu pai e pegue (é claro que com a permissão dele)!!
           Mas é exatamente ai que chega o ponto em que eu estou certo!! Não se deve usar sempre!! Só quando o verniz começar a ficar com um tom opaco e com uma textura caspenta!!
           
          Espero que tenham gostado!! Abraço e voltem sempre!!!

24 comentários:

  1. Oi Elson, para o violino encerado, a limpeza tambem pode ser feita do mesmo jeito? Ja ouvi que o Alcool é bom... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se seu violino for envernizado, não use alcool ela solta o verniz estragando o verniz..

      Excluir
  2. gostaria de saber se vc tem 1000000% de certeza desse assunto.
    sergio-venancio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal.. Depois de tanto tempo sem passar por aki voltei pra ver como estão as coisas.. Enfim..

    Respondendo a primeira questão..

    Também ouvi falar de pessoas que usam alcool para limpar, mas creio que não é tão eficaz quanto a cera de carro.. Chego a conclusão de que o produto varia muito do tipo de verniz do violino.. Comprei um violino restaurado e recebi um produto específico para verniz vegetal... No meu primeiro violino o verniz era de fábrica, impermeável, o chamado PVU (me corrijam se estiver errado)que eu limpava com alcool, cera, tudo, e ele aguentava....

    Respondendo o segundo comentário...

    Sim.. Pois passei por isso pra depois postar aki no blog.. ta ok? O caso da sera do carro descobri depois de pedir a um pai de um colega meu limpa-lo e ele disse que foi com a cera.. Só postei pq achei super eficaz, meu violino ficou m brinco.. ^^

    Obrigado por comentarem e continuem comentando!!

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, muito obrigada. Estou precisando de limpar meu violino. Vou procurar a cera do meu pai rsrsr...Ate mais

    ResponderExcluir
  5. olá, gostaria de saber se essa dica serve pra qualquer violino, o meu é um nhureson de cor escura, e ele é opaco. Dá pra perceber que quase nao tem verniz, pois a tinta sai com muita facilidade.

    ResponderExcluir
  6. Valeu!!
    estou precisando limpar o meu

    ResponderExcluir
  7. Pois é.. Esse violino Nhureson pelo que eu vi no site é violino de ateliê... Mas ainda tenho minhas dúvidas quanto ao verniz que eles utilizam nessa Luthieria.. O violino que eu comprei era restaurado, como eu contei aki neses comentários, e o verniz era vegetal e eu estava proibido de usar qualquer tipo de produto pra limpa-lo a não ser uma flanela limpa porque o verniz é muito sensível e pode corroer com o suor e breu.. pelo o que eu vi no site o verniz parece de fábrica, ai nem sei como te aconselhar.. mas não ficar no vácuo a minha resposta te aconselho a limpar bem co uma flanelinha.. Tá? kkkk ... Abraço.. Desculpa a falta de informação..

    ResponderExcluir
  8. Elson... Por favor, tome muito cuidado com qualquer substância abrasiva que pode com o passar do tempo e uso, afetar o tampo harmônico do Violino. Lembre-se que se há uma rotina de preparação de estudo, abrir estojo, montar queixeira, ajustar o arco, ..., e na rotina de guardar o instrumento, deve-se limpar braço, cordas e tampo. Eu utilizo, pedaços de fraldas puras de algodão e papel toalha descartável. O problema que sempre vejo é que o Violinista deixa acumular! Ou seja, não limpa o Violino até que visualmente comece a parecer um monte de sujeira de breu acumulada.

    ResponderExcluir
  9. Galera, tenho um violino bem simplisinho, pois nao tinha certeza se gostaria do instrumento. Ele é um Parrot, uso a cera de carro ou o alcool, nao sei se o verniz é vegetal ou sintetico, mas necessito urgentemente limpa-lo.
    guilherme_barboza@live.com.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Amigo meu nome é Juliano trabalho com pintura a muitos anos este violino Parrot tem o verniz bem resistente vc pode limpar com álcool e depois passar a sera para dar um brilho violinos que não podem de maneira alguma passar álcool são violinos Antigos e de luthier pois estes violinos tem goma laca a base de álcool

      Excluir
    2. Psse 1 pano com água e alcool e se dér um pouco de veja

      Excluir
  10. Eu sempre faço a limpeza com o óleo tirado de nozes. compro uma noz, tiro o miolo,coloco dentro de um pano semelhante ao que se usa para limpar pratos, amasso com uma colher até sair o óleo.Passar com cuidado, pois com muita força,pode quebrar o violino.

    ResponderExcluir
  11. Juѕt wаnt to ѕay yоur аrticle iѕ as surpгising.
    The сlarity on yοuг рoѕt
    іs just nice and thаt i could suρposе you're a professional in this subject. Well with your permission allow me to clutch your feed to keep updated with imminent post. Thanks 1,000,000 and please keep up the gratifying work.

    Also visit my page http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  12. Hello there, You have ԁone an inсrеdiblе jοb.
    I will defіnitely digg іt and peгsоnally suggest to my frienԁs.
    I'm confident they'll be benеfіteԁ from this webѕite.


    My website http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  13. When I іnitіally commented I сlicked the "Notify me when new comments are added" сheckboх anԁ now each timе a comment is аdԁed Ι get ѕeνeral е-mаilѕ ωіth thе same comment.
    Is theгe any way уоu сan remove people fгom
    that service? Thank yοu!

    Looκ into my web pаge http://www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  14. Goοd ԁay! Ι κnow this іs kіnda off topic but ӏ'd figured I'd аsk.

    Would you be interested in trading links or maybe guest authoгing a blοg post or ѵice-versa?

    My website aԁdresses a lot of the same topics
    as yours аnd I belіeve we could greatly
    bеnefit from еach other. If you haрpen to be іntereѕted feel free
    tο ѕend me an emаil. I look forward to heаring
    from you! Great blog by thе way!

    Here is my ωeb-site: Byteholder.De

    ResponderExcluir
  15. Oi, tenho um giannini by stradivarius 17-16. Ele e meio antigo. O dono anterior deixou ele com um pouco desse breu grudado e nao consigo tirar. Vc pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passe a lixa,mas pegue o paninho ecoloque 1 pouco de alcool e passe na corda ou no lugar do breu grudado.

      Excluir
  16. Meu violino,mesmo passando breu não fás um som legal.
    Vc pode me ajudar?
    Há e eu tenho 9 anos

    ResponderExcluir
  17. .,mnhgtfgfffffffffffffffffffffffffffffdddddddddddddddddddrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiifffffffffffffffffffffffffffffffff

    ResponderExcluir
  18. Posso usar cera de moto?

    ResponderExcluir