segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sarah Chang é vítima de acusações pela DSO...


Com apenas 29 anos de idade, 20 anos de carreira profissional e 2 concertos cancelados, Sarah Chang que estava para apresentar-se com a DSO, Detroit Symphony Orchestra, cancelou o concerto de abertura do Moday's Event no Orquestra Hall, completando seu terceiro concerto cancelado. Instrumentistas da Orquestra bombardearam a violinista em seu suposto FaceBook que dizem ser feito por componentes da orquestra, onde lhe acusavam de ter aceitado a proposta de se apresentar com o pianista Robert Koening logo depois da greve dos músicos ter início, nos quais recusavam-se a tocar no evento.

          A partir de 10:15 sábado, cerca de 103 pessoas de todo o mundo, principalmente músicos, tinha postado na página violinista Sarah Chang Facebook, implorando-lhe para não cruzar as linhas de piquete em Detroit para tocar um recital na segunda-feira. 
         Sarah Chang foi convidada para se apresentar em um momento crítico na Orquestra, nesse final de semana foi declarada a greve dos músicos que protestavam o corte salarial feito pela nova gestão.
          Muitos músicos a criticam por ter "quase" aceitado, pois seria da parte dela uma traição a união dos músicos em greve.
          No seu Twitter (@sarahchang), ela lamenta pela situação e diz que se sente mal pelo acontecido, declara também que não tem uma página no Facebook, e pede desculpas aos fans compraram os ingressos, em um depoimento da violinista diz que "Apenas estava preocupada com a comunidade e gostaria que ouvissem boa música".

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Método Carl Flesch!! Exercício para violino!!


          Em meio ao desespero de uma tendinite, descobri algo que não posso deixar de contar a vocês!! 

          Ontem passei o dia todo procurando ao que que ajudasse a curar mais rápido uma tendinite, algum tipo de alongamento ou exercício que evitasse sentir a dor que teve início no mindinho!!! Não estava podendo tocar nada. Mas no entanto, encontrei um exercício que se preocupa principalmente com a posição e a técnica perfeita podendo ser praticada em meia hora. Carl Flesch foi um dos mais importantes violinistas do mundo, criando esse que novo método de aprendizado que segundo ele só foi publicada por insistência dos seus pupilos.
          Eu tô começando a estudar ele agora, mas ai vai essa dica pra vcs!!


Pra baixar Clique Aqui!!! 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como tirar o "grosso" do breu do Violino!!

          Bem... eu odeio admitir que eu estava errado, mas estava quando disse que não poderia usar nenhum produtor no violino!! Mas eu também estava certo, irei explicar porque!!
          Descobri a pouco tempo que pode-se usar cera de carro para tirara o grosso do breu que fica no centro do violino. Quando utilizamos muito o violino, mesmo limpando após o uso, logo depois de um certo tempo o breu se acumula e começa a dar um tom esbranquiçado na madeira que antes era super brilhante.
          O uso da cera no violino leva o mesmo processo que a aplicação no carro, mas não pegue um pano qualquer para tirar a cera, para tirar bem o grosso é recomendado o uso de "trapo", acho que você sabe o que é isso (ou não), mas nesse caso, trapo são restos de panos que servem inclusive para tirar a cera do carro!! O material não é tão difícil de achar, simplesmente vá a mala de ferramentas do seu pai e pegue (é claro que com a permissão dele)!!
           Mas é exatamente ai que chega o ponto em que eu estou certo!! Não se deve usar sempre!! Só quando o verniz começar a ficar com um tom opaco e com uma textura caspenta!!
           
          Espero que tenham gostado!! Abraço e voltem sempre!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Concerto da Orquestra de Camara da UFCG!!!





          O concerto que ocorreu no dia 17 de junho, foi um espetáculo a parte. O SESC Centro em Campina Grande foi o palco dos mais variados gêneros musicais da noite, que foi inesquecível (principalmente pra mim!!).

Esse evento foi uma realização do Departamento de Arte da UFCG, que tem objetivo de buscar a ampliação do conhecimento musical tanto como a troca de experiências entre alunos e professores, fundamental no processo de aprendizagem dos alunos.




          Naquela noite muitos tiveram a oportunidade de ser testemunhas do desenvolvimento dos alunos em torno da música de câmara juntamente com os professores, afirmando o potencial dos futuros instrumentistas.

          Tivemos o privilégio de apreciar músicas no início do espetáculo o "Grupo de Violoncelos", formados por alunos e guiado pelo professor Francieldo Torres, o repertório incluía Obras de Bach - Minueto 2 e 3 -, S. Joplin - The Entertainer -, C. Webster - Scherzo -, e finalizou com uma músicas folclóricas, uma delas interpretadas pelo violoncelista mirim José Gabriel, que motivou aplausos durante ao final de sua interpretação. 




          Logo após a apresentação de do Grupo de Violoncelos, apresentou-se o "Quarteto de Saxofones" que agitou os ouvintes com a música de Paul Desmond - Take Five. Em seguida o "Coral de Trombone da UFCG", liderada pelo professor Jean Marcel, que cativou a platéia com a música Eu sei que vou te amar.





          Mas o destaque da noite, esquentando o clima  do ambiente foi o grupo musical "Borborema Jazz Band", que agitou as estruturas do Cine-Teatro SESC, adimito que até eu dancei, kkk, no repertório do grupo foram adicionadas músicas eletrizantes como a música In the Moond, a minha preferida! Que teve como paraticipação do professor Jean Marcel. 

          E por fim apresentou-se a Orquestra de Câmara da UFCG, regida por Francieldo Torres, formada por Alunos do curso de extensão e contou com participações  dos violistas Fabiano Formiga e Antônio Ramos, da violinista Fernanda Acioli, e do percurcionista Ewerton Ferreira. No repertório da orquestra foram tocadas as músicas: Diverssiment - Saint-Preux, Canção Nortista - José Siqueira, Asa Branca e Assum Preto - Luis Gonzaga, Marcha Militar - F. Schubert, e Marcha Radetzky - J. Strauss.  
          Enfim, foi um show inesquecível, não só pra mim, mas pra todo presentes!!! 
Assista um vídeo postado no YouTube, e sinta um pouco da magia da música classíca!!! Até a Próxima!!!











          
  

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Violinistas: Angela Perazzo!


          Angela Perazzo de Nobrega, graduou-se na Universidade Federal da Paraíba, possui especialização com Marcello Guerchfeld (foto abaixo)(UFRS), Paulo Bosísio e Michel Bessler. Concluiu o mestrado em violino na South Bend University, em Indiana, EUA, com Aaron Berofsky. No Rio de Janeiro, foi membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, por quatro anos, atuando no naipe dos primeiros violinos. Foi Professora de violino e viola na Universidade Federal de Pernambuco de 2008 a 2009 e na Escola de Música Anthenor Navarro, em João Pessoa. Atualmente leciona violino na Universidade Federal de Campina Grande.


          No dia 17 de maio deste ano, fez uma esplêndida apresentação no auditório da UFCG, participando de um projeto de incentivo a música erudita chamodo Segundas Musicais.


          Em seu repertório incluiu músicas de compositores renomados como Ludwing Van Beethoven (1770 - 1827) - tocando a Sonata para violino e Piano no. 5, opus. 24, Primavera -, Heitor Villa Lobos (1887 - 1959) - interpretando a primeira Sonata-Fantasia, "Desesperança" -, e por ultimo a música do compositor A. T. Vitali (1663 - 1745) - tocando Chacome em Sol menor.

          Brevemente um video da ultima música citada será postada!! Aguarde!!!
P.S.: Ela é minha professora!!! :D

sábado, 13 de março de 2010

Técnica eficiente de Arco!!

     Eu achei bem eficiente essa técnica uqe aprendi no curso, talvez seja pra você também!
     Mas preste atenção, leia e aprenda:
     Pra um som mais forte e uniforme deve-se tocar da seguinte forma. Ponha o talão sobre a corda desejada, mas deixe-o inclinado um pouco para o lado, deixando a mão curva para dentro, assim o som saíra mais suave, sendo o talão a parte mais pesada do arco. Colocando o talão na posição anteriormente proposta, sem colocar pressão no arco, vá puxando o arco. Ao puxar o arco retire levemente a inclinação do arco até chegar na ponta totalmente reta (com toda crina sobre a corda). Ao voltar faça o mesmo movimento, começando da ponta, aponhe toda crina sobre a corda e ao subir vá vagarosamente inclinando o arco até chegar no talão levemente inclinado.
      Recomendo esse movimento pelo menos 2 minutos antes de começar a praticar algum outro exercicio.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Primeira Audição de Violinistas do Curso de Extensão

          Falar da minha primeira apresentação é um prazer pra mim. Queria apenas deixar algumas observações, para que se previnão e se saiam bem na sua apresentação. Como disse um músico que conheci, "temos que nos preparar 150% para no dia da apresentação saiam pelo menos 90%". Isso realmente é verdade!!!!
          Esse é o vídeo do dia da audição, eu errei um pouco mas fui muito elogiado pela minha sonoridade:





Espero que gostem!!!
Deixe sua opnião aki!!!